• Como surgiu o Sistema Comven - Comunicação de Venda Eletrônica de Veículos?
    A COMVEN foi pioneira em lançar no Brasil em 2007, a Comunicação de Venda Eletrônica de Veículos. O Sistema COMVEN é totalmente online e as comunicações são realizadas em tempo real na Base Nacional de Veículos - DENATRAN. Após o cadastramento no sistema, todo o processo é feito pelo cliente, no seu ambiente de trabalho.
  • O que é a comunicação de venda eletrônica de veículos?
    A Comunicação de Venda Eletrônica é o registro da informação sobre a transferência da propriedade de um veículo, com a finalidade de eximir o antigo proprietário de responsabilidade mútua pelas infrações de trânsito e demais irregularidades envolvendo o veículo a partir da data da venda.
  • Quais empresas podem ser clientes da Comven?
    Redes de concessionárias, Revendedoras de Veículos, Locadoras, Cartórios de Notas, Bancos, Instituições Financeiras e Despachantes que atendam às exigências do Sistema para o cadastro.
  • Quanto tempo tenho para comunicar a venda de veículo?
    O vendedor deve comunicar a venda do veículo dentro de um prazo de 60 (sessenta) dias. Embora a responsabilidade solidária se dê após decorrido o prazo disposto em lei, o antigo proprietário continuará a ser citado, obrigando-o a apresentar recurso administrativo junto ao órgão atuador enquanto não efetivar o registro da comunicação de venda. Por essa razão destacamos a importância que se faça a comunicação da venda imediatamente, quando da efetivação do negócio.
  • Qual a documentação necessária para me cadastrar no Sistema Comven?
    Ato Constitutivo ou Contrato Social atualizado e devidamente registrado; Comprovante de Inscrição do CNPJ; Cópia da Identidade e CPF dos sócios; Cópia da Identidade e CPF dos profissionais indicados; Procuração por Instrumento Público do representante legal se for o caso.
  • É necessário ir ao Detran para emitir o documento de Comunicação de Venda Eletrônica de Veículo - Comven?
    Não. Após a realização da Comunicação de Venda Eletrônica é emitido o protocolo confirmando a Comunicação.
  • Qual o procedimento caso o "proprietário vendedor" venha a ter problemas com a Comunicação de Venda Eletrônica?
    Basta que o "proprietário vendedor" apresente o protocolo da realização da Comunicação de Venda Eletrônica junto ao DETRAN e solicite a atualização da sua base de dados. O Sistema COMVEN impede qualquer possibilidade de prejuízos para as partes. O "proprietário vendedor" também pode apresentar a impressão da consulta realizada no site público do DENATRAN com a Comunicação de Venda Eletrônica feita.
  • A Comunicação de Venda Eletrônica realizada fora do horário comercial vale em tempo real?
    Sim. Esta é uma das vantagens da Comunicação de Venda Eletrônica de Veículos. Logo após ser realizada, as responsabilidades passam a ser imediatamente do "proprietário comprador".