Sim. Esta é uma das vantagens da Comunicação de Venda Eletrônica de Veículos. Logo após ser realizada, as responsabilidades passam a ser imediatamente do “proprietário comprador”.

Basta que o “proprietário vendedor” apresente o protocolo da realização da Comunicação de Venda Eletrônica junto ao DETRAN e solicite a atualização da sua base de dados. O Sistema COMVEN impede qualquer possibilidade de prejuízos para as partes.

O “proprietário vendedor” também pode apresentar a impressão da consulta realizada no site público do DENATRAN com a Comunicação de Venda Eletrônica feita.

Não. Após a realização da Comunicação de Venda Eletrônica é emitido o protocolo confirmando a Comunicação.

Ato Constitutivo ou Contrato Social atualizado e devidamente registrado;

Comprovante de Inscrição do CNPJ;

Cópia da Identidade e CPF dos sócios;

Cópia da Identidade e CPF dos profissionais indicados;

Procuração por Instrumento Público do representante legal se for o caso.

O vendedor deve comunicar a venda do veículo dentro de um prazo de 60 (sessenta) dias.

Embora a responsabilidade solidária se dê após decorrido o prazo disposto em lei, o antigo proprietário continuará a ser citado, obrigando-o a apresentar recurso administrativo junto ao órgão atuador enquanto não efetivar o registro da comunicação de venda. Por essa razão destacamos a importância que se faça a comunicação da venda imediatamente, quando da efetivação do negócio.

Redes de concessionárias, Revendedoras de Veículos, Locadoras, Cartórios de Notas, Bancos, Instituições Financeiras e Despachantes que atendam às exigências do Sistema para o cadastro.

A Comunicação de Venda Eletrônica é o registro da informação sobre a transferência da propriedade de um veículo, com a finalidade de eximir o antigo proprietário de responsabilidade mútua pelas infrações de trânsito e demais irregularidades envolvendo o veículo a partir da data da venda.
Saiba mais.

A COMVEN foi pioneira em lançar no Brasil em 2007, a Comunicação de Venda Eletrônica de Veículos.

O Sistema COMVEN é totalmente online e as comunicações são realizadas em tempo real na Base Nacional de Veículos – DENATRAN.

Após o cadastramento no sistema, todo o processo é feito pelo cliente, no seu ambiente de trabalho.